domingo, 2 de agosto de 2009

**Momento de Aprendizado (7) - Constituição Cósmica do Ser Humano


Constituição cósmica do ser humano



1.- QUAL É A ESTRUTURA HUMANA?

0 ser humano é uma centelha divina que, involuin­do na matéria, se rodeia sucessivamente de 7 corpos ou veículos.



2. - COMO SE PODEM CLASSIFICAR ESSES 7 VEÍCULOS?

Pode-se dizer que 3 são de ordem superior e 4 de ordem inferior ou material.



3. - PODEMOS DESIGNÁ-LOS EM NOSSA LINGUA­GEM TERRESTRE?

Os 3 primeiros são:

Corpo esotérico

Corpo causal

c) Corpo mental superior

Pode-se dizer que o primeiro é um corpo divino, o segundo um corpo de luz, o terceiro é constituído pelos pensamentos elevados ou altamente espiri­tuais.

Os outros 4 são:

Corpo Mental inferior

Corpo astral

Corpo etérico

Corpo físico.

Só este último é normalmente visível com nossos olhos carnais.



4. - PODE-SE MELHOR COMPREENDER A CORRESPONDÊNCIA DESSES QUATRO ÚLTIMOS CORPOS?

a) 0 corpo mental inferior é o receptáculo dos pen­samentos baixos e animais, aos quais são ligados os humanos em sua maioria, no curso de cada encarnação.

b) O corpo astral ou das sensações encerra todos os pensamentos e sentimentos sensuais de uma vida de prazeres, animal ou carnal, que um ser huma­no pode sentir no curso de suas encarnações su­cessivas, por meio de seus 5 sentidos.

c) O corpo etérico é aquele que regula a vida do corpo físico; ele contém os CHACRAS que qua­lificam a vida ou a energia nervosa segundo as necessidades de cada órgão do veículo terrestre.

d) O corpo físico, que se tem o hábito de tomar pelo próprio ser humano, é somente o veículo com o qual nós viemos viver e sofrer sobre nosso planeta TERRA.



5. - COMO DEVEMOS CONSIDERAR OS DIFEREN­TES CORPOS?

São os veículos nos quais está contida a centelha divina, em movimento no círculo formado em ima­ginação pelo caminho de descida na matéria e de retorno para DEUS, seu ponto de origem. Esse ca­minho passa pelos 7 planos a que chamamos invo­lução na ida e evolução na volta.



6. - PODEM-SE REPRESENTAR 05 DIFERENTES PLANOS?

Sim, pode-se representá-los como etapas a vencer, cada etapa correspondendo a um estado vibratório, sendo cada plano de vibrações caracterizado por uma gama, ela mesma limitada por uma vibração inferior e uma vibração superior.



7. - QUE É QUE NOS IMPEDE DE VIBRAR NAS FREQÜÊNCIAS SUPERIORES?

São os 4 corpos inferiores, carregados do que eles contêm de material.



8. - COMO PODEMOS COMPREENDER ISSO?

Cada uma dessas cargas é um efeito que foi provo­cado por uma causa que se pode explicar como sendo um mau pensamento, um mau sentimento, uma má ação, um crime, uma maledicência ou uma crítica, produtos da presente encarnação ou de uma precedente; é isto que se chama KARMA. Pode-se dizer que uma pessoa é mais evoluída que uma outra quando ela é sensível a uma vibração mais rápida que a outra ou que ela tem menos Karma a purificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário