sexta-feira, 21 de agosto de 2009

**Momento de Aprendizado ( 13 ) - O BEM E O MAL


O BEM E O MAL



1. - QUE É 0 BEM, QUE É 0 MAL?

Pode-se dizer que o bem e o mal não existem, mas representam duas coisas relativas, uma em função da outra.



2. - COMO SE PODE COMPREENDÊ-LO SITUAN­DO-SE NOS PLANOS DE EVOLUÇÃO, ISTO É, DE VOLTA PARA DEUS?

Pode-se dizer que os planos de vibrações mais eleva­das são o bem, porque eles nos proporcionam a alegria, enquanto que os planos de baixas vibrações são o mal, porque eles nos trazem o sofrimento e freqüentemente nos fazem estagnar e retrogradar.



3. - ALGUNS SE COMPRAZEM NOS PLANOS DE BAIXAS VIBRAÇÕES?

Sim, aqueles que não conhecem as alegrias espiri­tuais. Eles acreditam de boa fé que estão com a verdade.



4. - QUAIS SÃO AINDA OS ATOS BONS E OS MAUS ATOS?

Os atos bons são aqueles que fazem evoluir, en­quanto que os maus são aqueles que impedem a elevação. Pode-se igualmente afirmar que, quem não avança, recua, em relação àqueles que progri­dem.



5. - QUE É A EVOLUÇÃO?

A evolução consiste em progredir no caminho de volta para DEUS, o Ser Supremo.



6. - QUE MEIOS DEUS PÕE À DISPOSIÇÃO DO SER HUMANO PARA EVOLUIR?

As encarnações sucessivas num planeta físico como a TERRA.



7. - HÁ BOAS E MÁS ENCARNAÇÕES?

Os MESTRES nos ensinam que são necessárias ape­nas SETE boas encarnações para atingir os planos de Luz. Todos nós temos centenas e, freqüentemente, milhares de encarnações em nosso ativo; quer dizer que a recaída é fácil, diante das tenta­ções a que estamos sujeitos.



8. -- COMO SE PODE DETERMINAR SE UMA ENCAR­NAÇÃO FOI BOA OU MÁ?

a) Pela quantidade de sofrimento imposto ou vivi­do.

b) Pela qualidade da MORAL praticada no curso dessa encarnação.

c) Pela aceitação da Luz Divina e da Verdade.

d) Pelo esforço em busca da Perfeição.



9. - DE QUE DEPENDE O SOFRIMENTO?

Da carga kármica do indivíduo.



10. - DE QUE DEPENDE A QUALIDADE DA MORAL PRATICADA?

Do ensinamento espiritual recebido.



11. - COMO SE PODE RECONHECER O VALOR DE UM ENSINAMENTO MORAL?

a) Pelo comportamento daqueles que o aplicam.

b) Pelo bom senso de suas regras, que explicam as Leis do Universo de um modo simples e acessí­vel a todos os humanos.



12. - COMO SE RECONHECE UM MAU ENSINAMENTO DA MORAL?

a) Pela ignorância total ou parcial daqueles que o ensinam; muitas vezes eles mantêm a massa na ignorância para melhor dominá-la e submetê-la à sua vontade orgulhosa, mediante a escravidão in­telectual. É contrário à Lei de Amor Universal, chave do progresso espiritual.

b) Pelo fato de que esse ensinamento deixa um grande número de problemas relativos às coisas do espírito sem resposta satisfatória. Cobrem-se então essas respostas com o véu do mistério e com a ameaça de uma pena eterna.



13. - QUAL É O RESULTADO DO ENSINAMENTO DE UMA MÁ MORAL?

a) Os indivíduos chegam a odiar DEUS em vez de O amarem, porque O fazem responsável por todas as suas infelicidades.

b) Eles não compreendem que, em Sua Grande Bondade, Deus permite aos bons progredir e aos maus resgatar eles mesmos suas próprias faltas, sofrendo numa encarnação o que fizeram sofrer os outros. Seria, com efeito, injusto os bons pa­garem pelos maus.



14. - DEUS É BOM?

0 jogo do Karma e o da reencarnação é próprio dos planos inferiores; ele permite a todo indivíduo decidido a se purificar, voltar aos planos de Luz. Senão, Deus admitindo coisas incorretas no seu estado vibratório, não seria mais a perfeição que se reivindica para Ele. Tudo se regula assim, sem que Ele deva se desviar de suas perfeitas qualidades. Cada um colhe o fruto de seu esforço.



15. - PODE-SE COMPREENDER ISSO DE OUTRO MODO?

O problema se regula por si mesmo pelo jogo do Karma e das reencarnações; o indivíduo se reencar­na tantas vezes quantas necessárias para purificar suas más ações. Se ele está bastante puro, num dado momento ele fica nos planos de Luz e não deve mais reencarnar, porque a reencarnação, por si mesma, é um sofrimento.



16. - COMO EXPLICAR ISSO?

Acontece que uma alma não deva mais passar toda uma vida por um pouco de Karma que Ihe resta para purificar; será então um bebê natimorto ou falecido em tenra idade, e então:

a) Ele terá sofrido por seu espírito no processo da encarnação.

b) Ele terá também sofrido moralmente porque, para um espírito já adiantado, é a contragosto que volta à matéria.

c) Ele terá feito sofrer física e moralmente seus pais, ajudando-os assim na depuração de seu próprio Karma.

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